domingo, 21 de outubro de 2012

Além do Cidadão Kane (1993)


O documentário Além do Cidadão Kane, traz a comparação, muitas vezes intrínseca, entre o jornalista Roberto Marinho e Charles Foster Kane, no sentido da formação de um império através da grande influência nos meios de comunicação e na política.

De acordo com o Além do Cidadão Kane, entre os períodos de 1964 a 1985, o regime militar ampliou a rede de telecomunicações e facilitou a aquisição de televisores pela população, com o objetivo de monitorar e controlar o conteúdo a ser transmitido pelas mídias. Nessa época, a emissora Globo não só manipulou e censurou conteúdos, mas também exaltou e reforçou o regime imposto. E foi ainda mais além: exercia seu controle à massa, através da forma como sua programação era apresentada, de modo muito mais eficiente, duradouro e incontestável que a imposição da ditadura pelo governo.

O documentário chama atenção especificamente para as novelas como influenciador social. Houve uma época em que 90% da população brasileira assistia a novela das oito. Além disso, elas representaram um propulsor para a consolidação das marcas através da publicidade dentro da trama e durante os comerciais.

Não por mera coincidência, quase 30 anos depois, é o que ainda acontece com algumas novelas da Globo, haja visto o fenômeno Avenida Brasil. No último dia 19, o país paralisou para acompanhar o último capítulo da trama. De acordo com dados da Revista Exame, a novela registrou média de 49 pontos de audiência, o que equivale a 70% dos televisores ligados no país. Além disso, o capítulo final contou com 500 anunciantes. Alguns deles, que exibiram sua marca dentro da trama, pagaram até R$ 1,8 milhão para aparecer.

Veja abaixo, o documentário completo Além do Cidadão Kane:

  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário