terça-feira, 27 de novembro de 2012

“A manipulação mais perversa é a ocultação da informação.” I. Ramonet


Quanta informação deixamos de saber por conta do interesse financeiro de algumas poucas e grandes corporações  ?

Até que ponto o jornalista consegue proteger sua fonte e passar uma informação de utilidade pública da mais alta importância sem que a notícia seja corrompida ou até mesmo excluída da agenda setting?

Para ilustrar essas questões utilizo o filme ‘O Informante’ (1999) que conta uma história verídica sobre o posicionamento da imprensa em ocultar informações que são de útilidade pública.



Nesta história, a fonte da informação vem de um ex- vice presidente de pesquisa de uma multinacional da indústria do tabaco (Brown & Williams) que deixa seu cargo assim que fica sabendo que a empresa se recusou a diminuir os níveis de aditivos químicos nos cigarros produzidos por ela.

No desenrolar da história, o executivo se vê envolvido em um ambiente de alta pressão devido, principalmente, a relevância de informações técnicas para saúde pública. Ao aceitar dar uma entrevista ao  programa 60 minutes (CBS) abre-se a “caixa de pandora”,  ainda que o conteúdo estivesse protegido por cláusula de confidencialidade de seu contrato de trabalho e pudesse levá-lo a prisão. Tal atitute foi suportada, entre outras razões,  pela confiança no repórter investigativo e credibilidade do programa.

Para mais detalhes sobre esse processo judicial click em B&W versus  Jeffrey Wigand.

A mesma CBS que um dia lutou bravamente contra o Macartismo, durante o julgamento do executivo da B&W hesitou e editou  reportagens que eram essenciais a atuais e potenciais futuros consumidores de tabaco. A empresa só divulgou a entrevista na íntegra depois que a notícia do processo vazou pelo Wall Street Journal.

Existe ou já existiu mídia imparcial ?

O Wilikeaks é imparcial ?

O ProPublica.org  é imparcial ?


“A mídia é a grande responsável pela educação da percepção das pessoas. Os jornais são pagos para mentir, ocultar e fazer propaganda. Eles formam consensos e manipulam sentimentos. É visível o papel partidário que a grande mídia corporativa cumpre a favor das grandes empresas e contra os interesses do povo”.
                                                                                                                            José Arbex

“A manipulação mais perversa é a ocultação da informação.”
 I. Ramonet



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