quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Compromisso com o leitor?


Lendo ao Jornal Folha de São Paulo do dia 19 de Novembro de 2012 me surpreendi com uma chamada de capa que anunciava “País deve negociar com criminosos, afirma sociólogo”. Logo de início me senti incomodada e chamada a ler a matéria. A argumentação do sociólogo Cláudio Beato me pareceu coerente e não refletia de fato o que supostamente ele dizia na capa. No entanto, como leitora/ telespectadora, estou acostumada - o que não deveria acontecer de minha parte - a observar esses comportamentos vez ou outra na imprensa.
Entretanto, quando abro o mesmo jornal no dia 22 de novembro, me deparo com um texto de resposta do sociólogo entre as colunas de opinião do jornal. Em suma, Beato confrontava a atitude do jornal diante da sua entrevista, pois, segundo ele, foram-lhe atribuídas posições lhe são completamente estranhas. “Jamais diria uma sandice dessas”, declarou o sociólogo.
Esse fato me remeteu a um trecho do filme Cidadão Kane, em que Charles Foster envia um jornalista para cobrir uma matéria e determina que ele falte com o seu compromisso de repórter, de apurar os acontecimentos de maneira fiel, para deturpar a informação com o intuito de aumentar as vendas do jornal.
Será que é esse tipo de jornalismo que temos em nosso País? Será que o comportamento de Charles Foster Kane também é recorrente dentro das nossas redações? Penso que esse episódio deveria trazer uma reflexão sobre o exercício do jornalismo, conforme proposto pelo referido sociólogo em sua carta-resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário